domingo, 30 de abril de 2017

Vestida de Lua (Vestita kiel Luno) (Moon clad)









Durante o Carnaval deste ano andei lendo sobre a história das máscaras. Isso me inspirou a criar quebra-cabeças menores, atendendo a sugestões de pessoas que acompanham meu trabalho. 

Dum la  ĉi-jara Karnavalo , mi legis pri la historio de maskoj. Tio inspiris min krei pli malgrandajn puzlojn, bazite sur sugestoj de personoj kiuj ĝuas mian laboron.

During this year's Carnival, I read about the history of masks. That inspired me to create smaller jigsaw puzzles, following suggestions from people who enjoy my work.






O estudo das máscaras me fez conhecer algo do interior dos seres humanos: nossas "personas"; ele me levou às origens da palavra máscara: palhaço, fantasma, demônio...; também me fez viajar pelas diversas culturas dos povos ao longo da história até os dias de hoje.

La studo pri maskoj sciigis min pri io de la homoj-interno: niaj "personas"; ĝi kondukis min al la devenoj de la vorto masko: pajaco, fantomo, diablo... kaj ankaŭ vojaĝigis min en la diversajn kulturojn de popoloj tra la historio ĝis nun.

The study of masks made me aware of the inner thoughts of Man: our "personas"; it led me to the origins of the word mask: clown, ghost, demon... And it took me on a journey across different cultures of different peoples throughout history to the present day.



   



Toda essa informação sobre as máscaras, geralmente repletas de simbologia, beleza plástica e originalidade de formas, gerou em mim uma miscelânea de ideias. Como sempre, deixei a obra falar por si e, vestida de Lua, minha máscara ficou assim:

Ĉiu tiu informo pri la maskoj, preskaŭ ĉiam plenaj de simboleco, plastika beleco kaj originaleco de formoj, naskigis en mi miksaĵon de pensoj. Kiel ĉiam, mi permesis, ke la verko mem esprimu sin kaj, vestita kiel Luno, mia masko fariĝis tia:

All that information about masks, usually full of symbology, plastic beauty and originality of form brought forth a great variety of ideas to my mind. As always, I let the work speak for itself and so Moon clad, my mask turned out like this:









Aqui está o vídeo! 

Jen la video!
Here's the video!




Komentoj
Papoula Lucana Como ficou bonita!!!! Adorei! E a boca que se movimenta, criando várias expressões é muuuuuito legal!!!!
Antônia Sobral Mi ĝojas, ke vi ĝin ŝatis! Dankon!
Lilia Ledon carambolas, que viagem pelas maravilhas da criação !! Nunca vou deixar de me surpreender com vc, Antônia. Receba meu apoio vitalício. E o vídeo valoriza muito bem toda a dinámica do processo + o lado não-estático do resultado. 🙂🙃🤤😘😘
Lilia Ledon M..! Mi elektis la netaŭgan lingvon... Do, sciu, esperante, ke la artaĵoj de Antonia estas vivaj kiel la kreado de la vivo, artaj kiel la vivo de kreado, surprizigaj, envultaj, kapturnigaj ktp, kc, kma ĈIAM.😛🙃😃
Ne plu ŝatiRespondi19 horoj
Antônia Sobral Kaj kiel ĉiam, ! Dankon!  

Komentoj
Linda Richard Another outstanding work of art Antônia The video is fantastic and your creativity continues to maintain the "top-of-the-line!" quality and production for me.... Your puzzles are most desired indeed!!!! I  it  💚💜💙💛
Ne plu ŝatiRespondi18 horoj
Antônia Sobral Glad you liked it!!! 
Linda Richard Antônia oh most definitely 



Lilia Ledon10 horas atrásComentário em destaque
o vídeo soube valorizar a dinâmica da vida por trás do que se considera uma máscara "estática". Marcante. E belo, belíssimo, sob todos os pontos de vista.
Antonia Sobral 
Obrigada, Lilia! Você sempre me faz entender melhor minha própria arte.
Komentoj
Eliana Gomes lindo trabalho

Ŝati
Respondi
1
49 minutoj
Antônia Sobral Obrigada, Eliana!










2 comentários: