sábado, 7 de junho de 2014

O primeiro quebra-cabeça da minha vida... (La unua puzlo de mia vivo...)


Pintura abstrata da expressionista americana Grace Hartigan
"Billboard" - 1957
Abstrakta artpentraĵo de la usona ekspresionistino Grace Hartigan

"Billboard" - 1957 


... ganhei de minha irmã Ana Lúcia, quando voltou de uma viagem aos EUA, em 1972. Posso me lembrar da surpresa que esse presente causou em mim, tanto por ser diferente de todos os presentes que eu tinha ganho até então, quanto pela sua beleza: uma pintura abstrata, toda colorida, com peças bem irregulares, como pode-se ver na foto. Minha irmã certamente jamais poderia imaginar que aquele presente despertaria em mim uma paixão por esse jogo e que hoje seria umas das minhas atividades de que mais gosto.


La unuan puzlon de mia vivo...

...mi ricevis de mia fratino Ana Lúcia, okaze de ŝia reveno de vojaĝo al Usono, en 1972.  Mi rememoras la surprizigon kiun tiu donaco kaŭzis en mi, kaj pro ĝia malsimileco ol ĉiuj donacoj, kiujn mi ĝis tiam ricevis, kaj pro ĝia belaspekto: abstrakta artpentraĵo, diverskolora, kun tre neregulaj pecoj, kiel videbla sur la foto. Mia fratino certe nepre ne povis imagi, ke tiu donaco vekos en mi pasion al tiu ludo kaj ke hodiaŭ ĝi estas unu el miaj okupoj kiu plej plaĉas al mi.


6 comentários:

  1. Compartilhe no face! Estas histórias de quebras são muito legais!

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro da escolha do presente. Foi fácil: você sempre foi a artista da família, além de muito inteligente. E, lá em casa. sempre fomos incentivados pelo papai a fazer jogos de raciocínio. A junção dessas duas coisas - arte e raciocínio - não é um quebra-cabeça?
    Fico feliz em saber que aquele gesto despertou algo grande em você, a ponto de durar até hoje e tocar tantas pessoas.
    Seu trabalho é lindo, original e merece ser mais bem difundido.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que o presente tinha sido escolhido pela arte abstrata. Seja como for, acertou em cheio, porque ele já fez parte da decoração das paredes da minha casa e dos apês onde os filhos moraram. Obrigada pela força, sempre.

      Excluir
  3. Arte e raciocínio na confecção da imagem e no seu recorte em peças. Percepção (cores, formas), intuição (soluções inesperadas, por ex: uma reentrância arredondada será preenchida por 2 peças complementares sendo uma até pontuda, e não por uma só peça com uma saliência redonda), paciência na atividade de tentativa-e-erro são os atributos necessários à montagem. O raciocínio lógico só entra minimamente (por ex: peças com um lado reto são propensas a fazerem parte de base ou lados --- mas nem sempre...). Um quebra-cabeça cheio de curvas pintado inteirinho com estrias de diversos tons que se interpenetram não pode obter grande ajuda nem mesmo da fotografia de origem. A Antônia tem TODAS as manhas p/ apetecer e desesperar os montadores dos seus quebra-cabeças... :D :D :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apetite e desespero são companheiros daqueles que amam esse jogo. Vale também acrescentar que sem persistência e paciência é quase impossível esse amor. Se eu tenho as manhas para apetecer e desesperar os montadores, espero que eles retribuam com paciência e persistência, pois, do contrário, eles me amaldiçoarão...

      Excluir